76º Festival de Cannes: Rumores sobre a Selecção Oficial 2023
Depois de ‘Killers of the Flower Moon’, de Martin Scorsese’, ser anunciado oficialmente, o Festival de Cannes 2023 pode estrear também ‘Barbie’, ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’ e entre outros, os novos filmes de Hayao Miyazaki e Wes Anderson.
Depois de um certo ‘distanciamento’, entre Hollywood e a Croisette, a Selecção Oficial do Festival de Cannes 2023, poderá ter uma das maiores presenças de filmes da indústria norte-americana de sempre. Os grandes estúdios americanos além da Apple Original Films, com o já anunciado ‘Killers of the Flower Moon’, de Martin Scorsese, parecem querer ceder a uma ‘guerra surda’, que já está instalada há uns anos, desde salvo erro, o lançamento do último ‘Star Wars: A Ascensão de Skywalker’, em 2019, que foi um fiasco sobretudo por causa da crítica. Agora a Disney parece que vai lançar em Cannes, ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’ e a Warner, o surpreendente —pelo trailer, pelo menos! — ‘Barbie’, e ambos para estrearem na Selecção Oficial do 76º Festival de Cannes, que se realiza de 16 a 27 de Maio próximos. A recente afirmação do Festival de Veneza em Setembro, como grande rampa de lançamento dos filmes para a temporada dos Oscar©, tem de certo modo provocado, outras opções mais realistas e de sucesso da indústria de cinema norte-americana, em detrimento do Festival de Cannes, que costumava ser uma espécie de fim de um ciclo de estreias e a abertura de uma nova temporada cinematográfica em Maio.
VÊ TRAILER DE ‘BARBIE’
De acordo com, a sempre bem informada Variety, o dinâmico director artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, tem viajado com frequência para Los Angeles na tentativa de garantir a presença de blockbusters e de filmes com um grande potencial de afirmação e notoriedade, no Festival de Cannes 2023 e voltar aos velhos tempos. Já o ano passado, recebeu por exemplo ‘Top Gun: Maverick’ e ‘Elvis’, mas nesta edição espera-se mais. O novo Indiana Jones com Harrison Ford, dirigido por James Mangold (‘Le Mans ’66: O Duelo‘) e a versão live-action de ‘Barbie’, dirigida por Greta Gerwig (‘Mulherzinhas‘), com Margot Robbie e Ryan Gosling, são os títulos mais associados ao festival e a sua presença na Selecção Oficial é especulada há meses. A presença de ‘Barbie’ é quase garantida e há mesmo quem especule mais ou menos a sério, com uma possibilidade para este até ser o filme de abertura, o que seria de facto uma graça e de uma enorme ironia. Certo é que o CEO, da Warner, David Zaslav realizará um jantar durante Festival, provavelmente com a sua ex-colega Iris Knobloch, que deixou em 2021 a administração do grupo Warner Media de França e Alemanha e que entretanto assumiu as funções de presidente do Festival de Cannes, sucedendo a Pierre Lescure. Talvez isto justifique a mudança de atitude. Porém, a actriz Margot Robbie, deve estar também em Cannes, no elenco de ‘Asteroid City’, o novo filme de Wes Anderson (‘Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun’), produzido pela Focus Features, — outra das ‘pequenas produtoras’ de Hollywood — com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton.
VÊ TRAILER DE ‘INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO’
‘Oppenheimer’, o novo e muito aguardado filme de Christopher Nolan, sobre o criador da bomba atómica com Cillian Murphy e produzido pela Universal, provavelmente, não deve ir à Riviera Francesa, mas antes estrear no Lido de Veneza, em Setembro. Outras possibilidades na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2023, incluem o regresso de Johnny Depp como Rei Louis XV, — após anos de ‘cancelamento’ por conta das acusações da ex, Amber Heard — em ‘Jeanne du Barry’, da francesa Maïwenn (‘ADN’), produzido pela Netflix, ‘Strange Way of Life’, um western do espanhol Pedro Amodóvar (‘Mães Paralelas’), com Ethan Hawke e Pedro Pascal e o português José Condessa, e ‘About Dry Grasses’, do consagrado realizador turco Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro 2014, com ‘Sono de Inverno’. ‘Priscilla’, o novo filme de Sofia Coppola (‘On the Rocks’), sobre a mulher de Elvis Presley, também foi especulado como poder fazer parte da Seleção Oficial 2023, porém ou não está pronto o estrear-se-á em Veneza, onde a realizadora aparentemente se sente mais em casa. Em representação do cinema asiático há duas presenças fortes, quase asseguradas: o último filme do lendário animador Hayao Miyazaki (‘A Viagem de Chihiro’), intitulado ‘How Do You Live?’, e ‘Monster’, novo do premiado realizador também japonês Hirokazu Kore-eda (‘Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões’). A seleção de filmes do Festival de Cannes 2023 será revelada em abril, mais ou menos um mês antes do início do Festival a 16 de maio, o realizador sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da Competição Oficial.
JVM
Artigos relacionados:







