©Warner Bros

76º Festival de Cannes: Rumores sobre a Selecção Oficial 2023

Depois de ‘Killers of the Flower Moon’, de Martin Scorsese’, ser anunciado oficialmente, o Festival de Cannes 2023 pode estrear também ‘Barbie’, ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’ e entre outros, os novos filmes de Hayao Miyazaki e Wes Anderson.

Depois de um certo ‘distanciamento’, entre Hollywood e a Croisette, a Selecção Oficial do Festival de Cannes 2023, poderá ter uma das maiores presenças de filmes da indústria norte-americana de sempre. Os grandes estúdios americanos além da Apple Original Films, com o já anunciado ‘Killers of the Flower Moon’, de Martin Scorsese, parecem querer ceder a uma ‘guerra surda’, que já está instalada há uns anos, desde salvo erro, o lançamento do último ‘Star Wars: A Ascensão de Skywalker’, em 2019, que foi um fiasco sobretudo por causa da crítica. Agora a Disney parece que vai lançar em Cannes, ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’ e a Warner, o surpreendente —pelo trailer, pelo menos! — ‘Barbie’, e ambos para estrearem na Selecção Oficial do 76º Festival de Cannes, que se realiza de 16 a 27 de Maio próximos. A recente afirmação do Festival de Veneza em Setembro, como grande rampa de lançamento dos filmes para a temporada dos Oscar©, tem de certo modo provocado, outras opções mais realistas e de sucesso da indústria de cinema norte-americana, em detrimento do Festival de Cannes, que costumava ser uma espécie de fim de um ciclo de estreias e a abertura de uma nova temporada cinematográfica em Maio.

Lê Também:   79º Festival de Veneza: ‘Blonde’ e os Muros do Irão

VÊ TRAILER DE ‘BARBIE’

De acordo com, a sempre bem informada Variety, o dinâmico director artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, tem viajado com frequência para Los Angeles na tentativa de garantir a presença de blockbusters e de filmes com um grande potencial de afirmação e notoriedade, no Festival de Cannes 2023 e voltar aos velhos tempos. Já o ano passado, recebeu por exemplo ‘Top Gun: Maverick’ e ‘Elvis’, mas nesta edição espera-se mais. O novo Indiana Jones com Harrison Ford, dirigido por James Mangold (‘Le Mans ’66: O Duelo‘) e a versão live-action de ‘Barbie’, dirigida por Greta Gerwig (‘Mulherzinhas‘), com Margot Robbie e Ryan Gosling, são os títulos mais associados ao festival e a sua presença na Selecção Oficial é especulada há meses. A presença de ‘Barbie’ é quase garantida e há mesmo quem especule mais ou menos a sério, com uma possibilidade para este até ser o filme de abertura, o que seria de facto uma graça e de uma enorme ironia. Certo é que o CEO, da Warner, David Zaslav realizará um jantar durante Festival, provavelmente com a sua ex-colega Iris Knobloch, que deixou em 2021 a administração do grupo Warner Media de França e Alemanha e que entretanto assumiu as funções de presidente do Festival de Cannes, sucedendo a Pierre Lescure. Talvez isto justifique a mudança de atitude. Porém, a actriz Margot Robbie, deve estar também em Cannes, no elenco de ‘Asteroid City’, o novo filme de Wes Anderson (Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun’), produzido pela Focus Features, — outra das ‘pequenas produtoras’ de Hollywood — com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton.

Lê Também:   LEFFEST ’22 | Beyond the Wall, em análise

VÊ TRAILER DE ‘INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO’

‘Oppenheimer’, o novo e muito aguardado filme de Christopher Nolan, sobre o criador da bomba atómica com Cillian Murphy e produzido pela Universal, provavelmente, não deve ir à Riviera Francesa, mas antes estrear no Lido de Veneza, em Setembro. Outras possibilidades na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2023, incluem o regresso de Johnny Depp como Rei Louis XV, após anos de ‘cancelamento’ por conta das acusações da ex, Amber Heard em ‘Jeanne du Barry’, da francesa Maïwenn (‘ADN’), produzido pela Netflix, ‘Strange Way of Life’, um western do espanhol Pedro Amodóvar (‘Mães Paralelas’), com Ethan Hawke e Pedro Pascal e o português José Condessa, e ‘About Dry Grasses’, do consagrado realizador turco Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro 2014, com ‘Sono de Inverno’. ‘Priscilla’, o novo filme de Sofia Coppola (‘On the Rocks’), sobre a mulher de Elvis Presley, também foi especulado como poder fazer parte da Seleção Oficial 2023, porém ou não está pronto o estrear-se-á em Veneza, onde a realizadora aparentemente se sente mais em casa. Em representação do cinema asiático há duas presenças fortes, quase asseguradas: o último filme do lendário animador Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), intitulado ‘How Do You Live?’, e Monster’, novo do premiado realizador também japonês Hirokazu Kore-eda (‘Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões’). A seleção de filmes do Festival de Cannes 2023 será revelada em abril, mais ou menos um mês antes do início do Festival a 16 de maio, o realizador sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da Competição Oficial.

JVM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *