© ABC Network

Óscares 2025 | Academia acaba de anunciar mudanças importantes nas regras

A Academia continua a preparar aquela que será a 97º cerimónia dos Óscares e acaba de anunciar mudanças nas regras. 

SUMÁRIO

  • Em 2025, a Academia celebra a 97º edição dos Óscares, a maior cerimónia de Hollywood;
  • Depois de ter anunciado a data da celebração, a Academia anuncia algumas mudanças que dizem respeito às regras de qualificação e outros requerimentos;
  • Com este novo plano, a Academia procura fortalecer a presença dos cinemas e corrigir algumas injustiças do passado.
Lê Também:   Estes 10 filmes já são fortes candidatos à conquista dos Óscares 2025

2025 marca o 97º aniversário dos Óscares, a maior cerimónia de Hollywood, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já começou os preparativos para mais uma Award Season.

Até aqui já se sabia as principais datas da cerimónia. Os nomeados serão votados de 8 a 11 de janeiro de 2025 e finalmente revelados a 17 de janeiro. Posteriormente, os membros irão votar nos vencedores entre 11 e 18 de fevereiro.

Crédito editorial: iama_sing / Shutterstock.com (ID: 2177417079)

Por sua vez, a grande cerimónia irá voltar ao habitual Dolby Theatre, em Los Angeles, no dia 2 de março. Tal como este ano, a gala dos Óscares 2025 voltará a ter inicio mais cedo, pela 00h em território nacional, uma vez que a estratégia parece ter resultado. Com 19.5 milhões de espectadores nos Estados Unidos da América, os prémios da Academia atraíram mais 700 mil que no ano anterior (18.8).

Lê Também:   Os 6 melhores filmes e séries para ver na Netflix, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (15 a 20 de Abril)

Com as principais datas estabelecidas, a Academia continua a trabalhar e a definir o que nos esperam os próximos anos no que aos Óscares diz respeito. Agora, acabam de ser anunciadas mudanças nas regras que afetam vários departamentos.




ACADEMIA DÁ FORÇA AOS CINEMAS

© Alfred Derks/Pixabay

Devido à pandemia, a Academia tinha aberto a oportunidade de qualificar filmes através da exibição em cinemas Drive-in. A partir daqui, os filmes precisam de ser exibidos em cinemas tradicionais em Los Angeles, New York, Bay Area, Chicago, Atlanta e agora, Dallas-Fort Worth. Para além disso, os filmes precisam de cumprir um dos seguintes requisitos: uma exibição em cinema expandida de sete dias em 10 dos 50 principais mercados dos EUA, até 45 dias após o lançamento inicial em 2024; planos de lançamento verificados pela Academia para filmes com expansões após 10 de janeiro de 2025; planos de lançamento que incluam uma exibição em cinemas expandida, conforme descrito anteriormente, até 24 de janeiro de 2025; lançamentos fora dos EUA podem contar para dois dos 10 mercados; mercados qualificadores fora dos EUA incluem os 15 principais mercados internacionais mais o território de origem do filme.

Outra mudança prende-se com os filmes de animação submetidos pelos países como o seu representante no Óscar de Melhor Filme em Língua Não Inglesa (com elegibilidade entre 1 de Novembro de 2023 a 30 de setembro de 2024). A partir de agora, estes filmes passam a estar automaticamente qualificados para a categoria de Melhor Animação, sem precisarem de cumprir os critérios referentes à categoria.

© 2020 Disney/Pixar

Quanto à categoria de Melhor Banda Sonora Original, a Academia anunciou que agora irão ser apurados 20 finalistas (mais 5 que anteriormente) na shortlist da categoria, abrindo a oportunidade para mais concorrentes de estarem na disputa pela nomeação. Outra boa notícia para os compositores é que agora a Academia irá reconhecer até três compositores com estatuetas individuais, se for comprovado o seu contributo para a obra. Previamente, nestas situações eram vistos como um grupo e recebiam apenas uma estatueta. No caso recente de “Soul”, Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste eram os compositores do filme que venceu a categoria, mas apenas receberam uma única estatueta.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes para ver na Netflix, Disney+, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (8 a 14 de Abril)

Também o departamento dos guionistas foi surpreendido com novos requerimentos. De agora em diante, qualquer profissional que queira ser considerado na categoria de Argumento Original ou Argumento Adaptado terá de fornecer à Academia uma versão final do guião tal e qual foi filmado. Não se sabe como isto afetará argumentos à base do improviso, como é o caso de Mike Leigh (“Segredos e Mentiras”).

Além disso, a Academia anunciou ainda restrições no que à forma de fazer campanha diz respeito. Voltando a esclarecer o que pode ou não ser dito pelos seus membros e governadores em relação a candidatos elegíveis na corrida.




ACADEMIA ESTABELECE DATAS PRINCIPAIS

© Poetra.RH via Shutterstock.com, ID 2251385311

Para terminar, a Academia estabeleceu mais um cronograma referente a datas importantes para submissão:

  • 15 de agosto de 2024, quinta-feira: Primeiro prazo de inscrição para as categorias de curta-metragem de animação, documentário (longa e curta-metragem) e curta-metragem de imagem real.
  • 12 de setembro de 2024, quinta-feira: Primeiro prazo de inscrição para as categorias gerais, longa-metragem de animação, melhor filme e formulário RAISE (Representation and Inclusion Standards Entry)
  • 2 de outubro de 2024, quarta-feira: Prazo de inscrição para longa-metragem internacional.
  • 10 de outubro de 2024, quinta-feira: Prazo final para a submissão nas categorias de curta-metragem de animação, documentário e de imagem real.
  • 17 de outubro de 2024, quinta-feira: Prazo final de inscrição para Melhor Documentário (longa-metragem).
  • 1 de novembro de 2024, sexta-feira: Prazo de inscrição para as categorias de banda sonora e canção original.
  • 14 de novembro de 2024, quinta-feira: Prazo final de inscrição para as categorias gerais, longa-metragem de animação, melhor filme e formulário RAISE.
  • 11 de janeiro de 2025, sábado: Exibição dos filmes finalistas em consideração para Melhor Caracterização, Som, Efeitos Visuais (bake-offs).

O que te parecem estas mudanças feitas pela Academia em relação aos Óscares?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *