© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved. / ©2022 Universal Studios. All Rights Reserved

Golden Globes 2024 – Previsões Cinema | Barbenheimer lideram em todas as categorias

Depois da televisão, está na hora de olhar para os Golden Globes de cinema. Quem serão os nomeados?

Os Golden Globes procuram premiar televisão e cinema, mas é inegável que a grande atração é mesmo o cinema, sendo há bastantes anos um dos percursores televisivos mais famosos. Conhecidos pelas suas excentricidades, como nomear “O Turista” para Melhor Filme de Comédia, eles são, fundamentalmente, uma ótima rampa de visibilidade para os candidatos.

Este ano, os Golden Globes enfrentam uma grande prova de fogo, agora que estão numa nova casa e com um novo corpo de votantes.

Resta perceber como é que esta nova versão dos Golden Globes se vai apresentar, mas não será muito descabido observar as suas tendências passadas para encontrar um caminho. Com seis vagas, algumas corridas mais difíceis ficam facilitadas, mas pode também abrir espaço para algumas escolhas mais inusitadas.

Devido à sua escolha em dividir Drama e Comédia/Musical, esta cerimónia pode também ser palco de um domínio total do fenómeno “Barbenheimer”, já que os filmes competem em segmentos diferentes.

Lê Também:   Calendário da Award Season 2023/2024 | Todas as datas, links e cerimónias
© Cinemundo

Começando pela categoria de Comédia/Musical que está muito mais forte que o normal com nomes como “Barbie”, “Pobres Criaturas”, “Os Excluídos, “American Fiction”, “A Cor Púrpura”, “May December – Segredos de um Escândalo” a parecerem muito bem encaminhados para uma nomeação aqui e em outros percursores. No entanto, vale lembrar que os Golden Globes gostam muito pouco do óbvio, podendo haver espaço para “Wonka”, um musical protagonizado por uma estrela como eles tanto gostam, ou “Air”, o novo filme de Ben Affleck que tem perdido espaço na corrida à medida que o ano avança.

Lê Também:   Irá o sucesso de Barbie e Oppenheimer ajudar nas audiências dos Óscares 2024?



© Searchlight Studios

Se a categoria de filme está forte, o mesmo não se pode dizer de ator principal, onde depois de Paul Giamatti (“Os Excluídos”), Jeffrey Wright (“American Fiction”), Timothee Chalamet (“Wonka”) e Matt Damon (“Air”), as opções começam a ser escassas e pouco viáveis. No passado, esta categoria já nos brindou com nomeações para atores muito conhecidos em projetos que passaram despercebidos como Mark Ruffalo em “Amor Polar” (2014), algo assim pode estar prestes a acontecer.

Por sua vez, Melhor Atriz parece uma categoria muito mais promissora com nomes como Emma Stone (“Pobres Criaturas”), Margot Robbie (“Barbie”), Fantasia Barrino (“A Cor Púrpura”), Natalie Portman (“May December – Segredos de um Escândalo”), e Jennifer Lawrence (“Tudo na Boa!“) na frente.

A última vaga parece ser a grande questão, irão os Golden Globes optar por uma atriz mais conhecida como Julia Louis-Dreyfus (“You Hurt My Feelings”) ou alguém em ascensão como Abby Ryder Forston (“Are You There God? It’s Me, Margaret.”) ou Halle Bailey (“A Pequena Sereia”)?

Lê Também:   Lily Gladstone em Assassinos da Lua das Flores | Sem Oscar 'scene' mas com Oscar 'face'

No lado do drama, “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Maestro” parecem apostas seguras, com “Anatomia de uma Queda” logo a seguir. A dúvida com o filme francês é mesmo pelo seu caráter europeu, já que os Golden Globes mostram muita resistência em nomear filmes não falados em inglês.

Com a maioria dos nomes fortes para os Óscares a competir na outra categoria, este é o lugar onde os Golden Globes podem surpreender e trazer para a corrida nomes que não estão a ser muito considerados como “Origin”, “The Iron Claw”, “Saltburn” ou, até mesmo “Napoleão”.




© Big Picture Films

O mesmo caso se aplica na categoria de ator, já que depois de Cillian Murphy (“Oppenheimer”), Bradley Cooper (“Maestro”), Leonardo DiCaprio (“Assassinos da Lua das Flores”) e Colman Domingo (“Rustin”), há espaço para nomear dois nomes que não alcançaram tanto buzz. Nomes como Zac Efron (“The Iron Claw”), Andrew Scott (“All of Us Strangers”), Joaquin Phoenix (“Napoleão”) ou Barry Keoghan (“Saltburn”) são boas opções para estas vagas.

Do lado das mulheres, a corrida está muito renhida com vários nomes à disputa por uma das seis vagas, é aqui que vamos ver a força de Cailee Spaeny (“Priscilla”), Greta Lee (“Past Lives”), Annette Bening (“Nyad”) ou Aunjanue Ellis-Taylor (“Origin”), nomes que não parecem estar tão seguros quanto Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”).

Nas categorias secundárias, mais lugares dá aso a mais dúvidas, pois as hipóteses são vastas e não há limites para onde os Golden Globes são capazes de ir. É aqui que poderemos perceber se alguém como Sterling K. Brown (“American Fiction”) ou America Ferrera (“Barbie”) têm apoio suficiente para se materializar num percursor televisionado e firmar o seu nome na corrida aos Óscares.

Lê Também:   Os melhores filmes de Martin Scorsese, segundo os críticos de cinema

Em Filme Internacional, os Globos tendem a ficar-se pelos títulos mais famosos da temporada e não se regem pelos critérios do Óscar, portanto é possível que “Anatomia de uma Queda” e “O Sabor da Vida”, dois candidatos franceses, consigam ambos a nomeação.

Em Animação, os Golden Globes tendem a optar pelo mais popular, mas nos últimos dois anos, temos visto o surgimento de um candidato inusitado como “My Sunny Maad” (2021) ou “Inu-Oh” (2022). Pode ser aqui que “Suzume”, um grande sucesso de bilheteira que tem tido um trabalho intenso de campanha, encontre um lugar para brilhar.




© Les Films

No que diz respeito aos realizadores, os Golden Globes seguem os nomes da temporada com uma ou outra exceção. Com seis vagas, é possível que apareça alguém que não tenha sido cotado até agora, principalmente se for um artista famoso. Nomeados anteriores como Bradley Cooper (“Maestro”), Todd Haynes (“May December – Segredos de um Escândalo”), Ridley Scott (“Napoleão”) ou Emerald Fennell (“Saltburn”) podem encontrar aqui um lugar.

Ao contrário dos Óscares, os Golden Globes não separam as categorias de Argumento, portanto costuma ser um bom indicador para entender que filmes realmente estão mais fortes na temporada. Vai ser crucial perceber se “American Fiction” ou “Anatomia de uma Queda” conseguem furar esta disputada corrida.

Uma categoria onde os Golden Globes até costumam surpreender com escolhas inspiradas e fora do eixo é a de Banda Sonora. Este ano, “Oppenheimer” é o grande favorito, mas pode ser aqui que filmes internacionais como “Sociedade da Neve” ou “The Zone of Interest” comecem a ganhar espaço.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

Na categoria de Canção Original, a grande questão é: Quantas músicas de “Barbie” conseguirão aparecer nos nomeados? No mínimo, ninguém tira as nomeações  a “What Was I Made For?” e “I’m Just Ken”. Mas Dua Lipa pode muito bem conseguir dançar até uma nomeação.

Para além destas categorias citadas, os Golden Globes introduziram duas novas: Golden Globe for Cinematic and Box Office Achievement e Melhor Performance de Stand-Up. Devido à falta de clareza nos critérios de elegibilidade e na abordagem, não serão listadas previsões para elas, de momento.




AS PREVISÕES PARA OS GOLDEN GLOBES CINEMA 2024

MELHOR FILME DE COMÉDIA/MUSICAL

© Cinemundo

Alt: “Wonka” / “Air”

Lê Também:   Os 11 atores com mais nomeações ao Óscar e que nunca venceram



MELHOR ATOR DE COMÉDIA/MUSICAL

© Cinemundo

Alt: Nicolas Cage, “Dream Scenario” / Gael Garcia Bernal, “Cassandro”

Lê Também:   Depois de Gal Gadot, quem será a nova Mulher-Maravilha da DC?



MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA/MUSICAL

© Big Picture Films

Alt: Eve Hewson, “Flora and Son” / Ayo Edebiri, “Bottoms”

Lê Também:   De Oppenheimer a Barbie | Os 10 grandes candidatos aos Óscares



MELHOR FILME DE DRAMA

Oppenheimer Golden Globes
Sem “Barbie” na frente, “Oppenheimer” deverá vencer nos Golden Globes © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved

Alt: “Past Lives” / “Saltburn”

Lê Também:   Óscar Melhor Ator | Cillian Murphy e Oppenheimer, haverá concorrentes à altura?



MELHOR ATOR DE DRAMA

© Netflix

Alt: Joaquin Phoenix, “Napoleão” / Barry Keoghan, “Saltburn”

Lê Também:   Óscar Melhor Atriz | O que dizem as previsões sobre Margot Robbie e a sua Barbie?




MELHOR ATRIZ DE DRAMA

© 2023 Apple Studios

Alt: Annette Bening, “Nyad” / Jessica Chastain, “Memory”

Lê Também:   Óscar Melhor Ator Secundário | Robert Downey Jr. vs. Ryan Gosling no grande duelo Barbenheimer do ano



MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

© May December 2022 Investors LLC

Alt: Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores” / Dominic Sessa – “Os Excluídos”

Lê Também:   Óscar Melhor Atriz Secundária | Conseguirá Lily Gladstone travar o fenómeno Barbenheimer?



MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

Alt: Taraji P. Henson, “A Cor Púrpura” / Julianne Moore, “May December: Segredos de um Escândalo”

Lê Também:   Óscares 2024 | São estes os candidatos da Neflix na categoria de Melhor Filme



MELHOR FILME INTERNACIONAL

“Sociedade da Neve” reúne o que é preciso para conquistar os Golden Globes © Netflix

Alt: “The Teacher’s Lounge” (Alemanha) / “O Sabor da Vida” (França)

Lê Também:   Os 10 Melhores filmes baseados em Anime



MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

© Outsider Films/ Studio Ghibli

Alt: “The First Slam Dunk” / “Nimona”

Lê Também:   Óscar 2024 Melhor Realizador | Com “Oppenheimer” terá chegado finalmente a vez de Christopher Nolan?



MELHOR REALIZADOR

© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1104452258)

Alt: Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas” / Alexander Payne, “Os Excluídos”

Lê Também:   Óscar Melhor Argumento Original | Há uma dúvida sobre Barbie que precisa ser respondida



MELHOR ARGUMENTO

© Miramax
  • “Barbie” (Greta Gerwig & Noah Baumbach)
  • “Assassinos da Lua das Flores” (Eric Roth & Martin Scorsese)
  • “Oppenheimer” (Christopher Nolan)
  • “Os Excluídos” (David Hemingson)
  • “Anatomia de uma Queda” (Justine Triet & Arthur Harari)
  • “May December: Segredos de um Escândalo” (Samy Burch)

Alt: “Pobres Criaturas” (Tony McNamara) / “American Fiction” (Cord Jefferson)

Lê Também:   Óscar 2024 Melhor Filme | Simplesmente Barbie vs Oppenheimer, ou algo mais?



MELHOR BANDA SONORA

Oppenheimer Golden Globes
“Oppenheimer” é o grande favorito nesta categoria dos Golden Globes © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

Alt: “Barbie” (Mark Ronson & Andrew Wyatt) / “A Cor Púrpura” (Kris Bowers)

Lê Também:   Há 10 adaptações literárias a chegar ao teu ecrã que não vais querer perder



MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Barbie Golden Globes
© Warner. Bros Pictures

Alt: “Dance The Night” (“Barbie”) / “A World of Our Own” (“Wonka”)

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

Quais são as tuas previsões para os nomeados aos Golden Globes de cinema no dia 11 de dezembro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *