© Universal Pictures via MHD

Óscares 2024: Os favoritos da MHD a vencedores da grande noite do cinema

Os Óscares 2024 acontecem já em dia de eleições, a 10 de março. Em preparação, a equipa da MHD juntou-se para escolher os nossos favoritos!

Enquanto preparamos os prediletos do público, com a tua ajuda no Instagram, partilhamos os nossos favoritos aos Óscares. Claro, “Oppenheimer“, “Barbie” e “Assassinos da Lua das Flores” não poderiam deixar de marcar presença mas muitos são os nossos favoritos deste ano! Vem conhecê-los.

MELHOR FILME

Oppenheimer
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

E o Óscar de Melhor Filme vai para… “OPPENHEIMER“! O mais recente filme de Christopher Nolan é sem dúvida um dos favoritos de todos os cinéfilos e a verdade é que venceu o duelo renhido com “Barbie“, nosso segundo lugar. A obra biográfica, é inspirada no livro “American Prometheus” de Kai Bird e Martin J. Sherwin, no qual ficamos a conhecer mais sobre J. Robert Oppenheimer, o diretor do Programa Manhattan e o homem que é considerado como o “pai da bomba atómica”. O filme conta com Cillian Murphy (“Peaky Blinders“) no principal papel, acompanhado de nomes como Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso“), Florence Pugh (“Black Widow“), Robert Downey Jr. (“Iron Man“), Matt Damon (“Jason Bourne“), Josh Hartnett (“Penny Dreadful“), Casey Affleck (“Horas Decisivas“), Rami Malek (“Mr. Robot“), e Kenneth Branagh (“Um Crime no Expresso do Oriente“).

Lê Também:   Óscares 2024 | As Previsões Finais para os vencedores da maior noite de Hollywood



MELHOR ATOR

oppenheimer
“Oppenheimer” | © Universal

E o Óscar de Melhor Ator vai para… CILLIAN MURPHY (“Oppenheimer“)! Ator habituado a grandes êxitos, Cillian Murphy recebe a sua primeira nomeação aos Óscares, depois de interpretar o “pai da bomba atómica”, J. Robert Oppenheimer. Até ao momento, este papel já lhe valeu o BAFTA de Melhor Ator, bem como um Golden Globe e um SAG Award, em outros.




MELHOR ATRIZ

Os Assassinos da Lua das Flores Killers pf Flower Moon Globos de Ouro Golden Globes história indigena
Killers of the Flower Moon © 2023 Apple Studios

E o Óscar de Melhor Atriz vai para… LILY GLADSTONE (“Assassinos da Lua das Flores“)! O fenómeno Barbenheimer pode ter marcado 2023, mas a verdade é que houve um outro filme a fazer parte dos trends, e esse filme é “Assassinos da Lua das Flores“. Inspirado no livro homónimo de David Grann, a obra chegou aos cinemas pelas mãos de Martin Scorsese e foca-se na história real da nação Osage, massacrada na década de 1920 após petróleo ser encontrado nas suas terras. Co-protagonizado por Lily Gladstone (a primeira mulher indígena a vencer um Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Longa-Metragem), o filme conta ainda com a participação de Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Jesse Plemons, Tantoo Cardinal, John Lithgow e Brendan Fraser.

Lê Também:   De Leonardo DiCaprio a Lily Gladstone, estes são os melhores desempenhos em Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese



MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Oppenheimer
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

E o Óscar de Melhor Ator Secundário vai para… ROBERT DOWNEY JR. (“Oppenheimer“)! O eterno Homem de Ferro tem grandes filmes debaixo da sua asa e o mais recente é “Oppenheimer“, onde interpreta Lewis Strauss, membro da United States Atomic Energy Commission. O ator já venceu vários prémios pela sua performance, incluindo um BAFTA, um Critics’ Choice Movie Awards, e um SAG Award. Será agora a vez dos Óscares?




MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

america ferrera
America Ferrera em “Superstore” | © 2020 Universal Television LLC.

E o Óscar de Melhor Atriz Secundária vai para… AMERICA FERRERA (“Barbie“)! Por falar em personagens que marcaram o seu ator, America Ferrera é um nome bem conhecido dos Millennials, tendo interpretado “Betty, a Feia” em 2006, aos 22 anos. Agora Ferrera volta a surpreender, desta vez com o seu papel em “Barbie“. Depois de várias nomeações que não terminaram num prémio, acreditamos que os Óscares vão fazer história na carreira da atriz.

Lê Também:   Emma Stone teve de comer 60 pastéis de nata e deixa garantia: "no fim já só me apetecia vomitar"



MELHOR REALIZADOR

Christopher Nolan filmes favoritos seculo oppenheimer tree of life aftersun hateful eight quentin tarantino
© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1103267231)

E o Óscar de Melhor Realizador vai para… CHRISTOPHER NOLAN (“Oppenheimer“)! O filme de Nolan e Cillian Murphy é sem dúvida um dos nossos favoritos e aqui vence mais um merecido prémio. O décimo segundo filme do cineasta é imperdível e, mesmo que não vença, não podemos deixar de o recomendar. Se precisas de um empurrãozinho, lembramos que Christopher Nolan é o realizador por detrás de grandes filmes como “Memento“, “Batman, o Início“, “A Origem“, “Interstellar“, e “Dunkirk“.




MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

Anatomia de uma Queda Milo Machado Graner Óscares
© NOS Audiovisuais

E o Óscar de Melhor Argumento Original vai para… “ANATOMIA DE UMA QUEDA” (Justine Triet & Arthur Harari)! Este drama francês realizador por Triet conta com Sandra Hüller (“A Zona de Interesse“), no papel principal, o de uma mulher que terá de provar a sua inocência na morte do marido. Depois de estrear no Festival de Cannes, no qual venceu a Palma d’ Ouro, a obra tem sido uma das favoritas aos prémios mundiais e os Óscares não poderiam ser diferentes.




MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

barbie
© Warner Bros.

E o Óscar de Melhor Argumento Adaptado vai para… “BARBIE” (Greta Gerwig & Noah Baumbach)! Depois da polémica que envolvia a inserção de “Barbie” em Argumento Adaptado ou Original, o filme acabou catalogado como uma adaptação do universo da Matel ao grande ecrã. Greta Gerwig, conhecida por realizar filmes como “Lady Bird” e “Mulherzinhas“, conta-nos a história de uma boneca (Margot Robbie), através de uma jornada que a leva de um mundo aparentemente perfeito, para a crua realidade do que é ser mulher.

Lê Também:   Barbie: Apenas Margot Robbie acreditava em mil milhões de dólares e já lá está



MELHOR FOTOGRAFIA

Oppenheimer
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

E o Óscar de Melhor Fotografia vai para… HOYTE VAN HOYTEMA (“Oppenheimer“)! Mais um Óscar MHD para o filme de Christopher Nolan. Estamos habituados a uma fotografia de topo nos projetos do realizador, e a sua mais recente obra não poderia ser diferente. Hoyte Van Hoytema volta a trabalhar com o cineasta pela quarta vez, tendo o duo sido responsável por “Interstellar“, “Dunkirk“, e “Tenet“.




MELHOR MONTAGEM

óscares assassinos da lua das flores top 10 melhores guarda roupas figurinos
© NOS Audiovisuais

E o Óscar de Melhor Montagem vai para… THELMA SCHOONMAKER (“Assassinos da Lua das Flores“)! O filme de Martin Scorsese regressa para mais um prémio da nossa noite e faz-se acompanhar da cineasta que tem trabalho com ele ao longo das suas cinco décadas de carreira.




MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

barbie óscares
© 2023 Warner Bros. Ent.

E o Óscar de Melhor Design de Produção vai para… SARAH GREENWOOD (“Barbie“). A construção dos sets são importantes na hora de transmitir a história de um filme e é aqui que Greenwood se destacou, com um dos favoritos da noite.




MELHOR GUARDA-ROUPA

barbie melhores guarda roupas top 10 figurinos
© Cinemundo

E o Óscar de Melhor Guarda-Roupa vai para… JACQUELINE DURRAN (“Barbie“). Se os sets do filme de Greta Gerwig e Margot Robbie são fenomenais, ainda mais são os guarda-roupa das diversas personagens.




MELHOR CARACTERIZAÇÃO

óscares Pobres Criaturas Emma Stone Yorgos Lanthimos
Photo by Yorgos Lanthimos, Courtesy of Searchlight Pictures. © 2024 Searchlight Pictures All Rights Reserved.

E o Óscar de Melhor Caracterização vai para… “POBRES CRIATURAS“! O novo filme de Yorgos Lanthimos é sem dúvida um dos melhores filmes do ano e um dos elementos que mais se destacou, além de Emma Stone, foi a caracterização das suas personagens.




MELHOR EFEITOS VISUAIS

guardiões da galáxia óscares
Guardiões da Galáxia, Vol. 3 © NOS Audiovisuais

E o Óscar de Melhor Efeitos Visuais vai para… “GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL.3“! Realizado por James Gunn, o terceiro filme de uma das sagas mais amadas da Marvel foi também um dos mais emotivos, motivo pelo qual não podemos deixar de celebrar os seus efeitos visuais.




MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

O Rapaz e a Garça Miyazaki óscares
“O Rapaz e a Garça” | ©Outsider Films/ Studio Ghibli

E o Óscar de Melhor Filme de Animação vai para… “O RAPAZ E A GARÇA“! Hayao Miyazaki tem-nos encantado há várias décadas com os seus filmes. O co-fundador da Studio Ghibli marcou várias gerações com títulos como “O Meu Vizinho Totoro“, “Nausicaä do Vale do Vento“, “Princesa Mononoke” e muitos, muitos mais. “O Rapaz e a Garça” é possivelmente o último filme do criador (que já anunciou a sua reforma algumas vezes), e a sua obra de despedida não fica atrás da sua longa filmografia.




MELHOR FILME INTERNACIONAL

A Zona de Interesse
©Alambique Filmes

E o Óscar de Melhor Filme Internacional vai para… “A ZONA DE INTERESSE” (Reino Unido)! Esta co-produção anglo-polaca de Jonathan Glazer é inspirada no livro homónimo de Martin Amis. A história explora a vida de um casal que tenta construir a sua vida de sonho numa casa perto do terrível campo de concentração de Auschwitz.




MELHOR DOCUMENTÁRIO

the eternal memory óscares
© Fabula

E o Óscar de Melhor Documentário vai para… “THE ETERNAL MEMORY“! Este filme chileno, realizado por Maite Alberdi, explora a vida e relação do jornalista Augusto Góngora e da atriz Paulina Urrutia.




MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION

Netflix estreia filme com Benedict Cumberbatch que tem 100% no Rotten Tomatoes
A Incrível História de Henry Sugar / Cr. Netflix ©2023

E o Óscar de Melhor Curta-Metragem Live-Action vai para… “THE WONDERFUL STORY OF HENRY SUGAR“! Em 1977, Roald Dahl lançava uma coleção de pequenas histórias chamada “The Wonderful Story of Henry Sugar and Six More”. Quase cinquenta anos depois, Wes Anderson junta Ralph Fiennes, Benedict Cumberbatch, Dev Patel, Ben Kingsley, e Richard Ayoade para uma reimaginação em formato de curta-metragem.




MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

Nai Nai & Wai Pó Oscars
© Disney

E o Óscar de Melhor Curta-Metragem Documentário vai para… “NAI NAI & WÀI PÓ“! Este documentário realizado por Sean Wang conta-nos a história das duas avós de Wang, imigrantes chinesas que vivem juntas numa casa na Califórnia. Partilham a mesma cama e passam os dias na companhia uma da outra.




MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

letter to a pig óscares
© Miyu Productions

E o Óscar de Melhor Curta-Metragem Animação vai para… “LETTER TO A PIG“! Esta curta franco-israelita de Tal Kantor já foi premiada em diversos festivais, incluindo o Jerusalem Film Festival. Durante o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, um sobrevivente lê a carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida, à frente dos alunos de uma escola. Sentada ao ouvir esta história, a protagonista mergulha num sonho onde enfrentará questões como o trauma, a memória e a identidade coletiva.




MELHOR SOM

A Zona de Interesse
©Alambique Filmes

E o Óscar de Melhor Som vai para… “A ZONA DE INTERESSE“! Quem viu o filme de Jonathan Glazer não pode ter ficado indiferente ao trabalho de som que nos enfurece, entristece e marca profundamente ao longo de toda a obra.




MELHOR BANDA SONORA

Emily Blunt Oppenheimer Oscar
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

E o Óscar de Melhor Banda Sonora vai para… “OPPENHEIMER” (Ludwig Göransson)! O compositor sueco de “Black Panther“, “The Mandalorian“, “Creed“, entre outros, tem marcado presença nos Óscares dos últimos anos e a verdade é que gostaríamos de o ver levar o seu segundo prémio, desta vez pelo seu trabalho na obra de Christopher Nolan.




MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Barbie filme
© Warner Bros.

E o Óscar de Melhor Canção Original vai para… WHAT WAS I MADE FOR? (“Barbie”)! E para terminar, regressamos ao mundo rosa de Greta Gerwig para cantar esta música que ficou nos ouvidos da equipa. Interpretada por Billie Eilish, a canção leva-nos a questionar a nossa existência numa forma que se adapta ao filme perfeitamente.

E para ti? Quais os teus favoritos aos Óscares?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *