Golden Globes 2024 – Previsões Cinema | Barbenheimer lideram em todas as categorias
Depois da televisão, está na hora de olhar para os Golden Globes de cinema. Quem serão os nomeados?
Os Golden Globes procuram premiar televisão e cinema, mas é inegável que a grande atração é mesmo o cinema, sendo há bastantes anos um dos percursores televisivos mais famosos. Conhecidos pelas suas excentricidades, como nomear “O Turista” para Melhor Filme de Comédia, eles são, fundamentalmente, uma ótima rampa de visibilidade para os candidatos.
Este ano, os Golden Globes enfrentam uma grande prova de fogo, agora que estão numa nova casa e com um novo corpo de votantes.
Resta perceber como é que esta nova versão dos Golden Globes se vai apresentar, mas não será muito descabido observar as suas tendências passadas para encontrar um caminho. Com seis vagas, algumas corridas mais difíceis ficam facilitadas, mas pode também abrir espaço para algumas escolhas mais inusitadas.
Devido à sua escolha em dividir Drama e Comédia/Musical, esta cerimónia pode também ser palco de um domínio total do fenómeno “Barbenheimer”, já que os filmes competem em segmentos diferentes.
Começando pela categoria de Comédia/Musical que está muito mais forte que o normal com nomes como “Barbie”, “Pobres Criaturas”, “Os Excluídos, “American Fiction”, “A Cor Púrpura”, “May December – Segredos de um Escândalo” a parecerem muito bem encaminhados para uma nomeação aqui e em outros percursores. No entanto, vale lembrar que os Golden Globes gostam muito pouco do óbvio, podendo haver espaço para “Wonka”, um musical protagonizado por uma estrela como eles tanto gostam, ou “Air”, o novo filme de Ben Affleck que tem perdido espaço na corrida à medida que o ano avança.
Se a categoria de filme está forte, o mesmo não se pode dizer de ator principal, onde depois de Paul Giamatti (“Os Excluídos”), Jeffrey Wright (“American Fiction”), Timothee Chalamet (“Wonka”) e Matt Damon (“Air”), as opções começam a ser escassas e pouco viáveis. No passado, esta categoria já nos brindou com nomeações para atores muito conhecidos em projetos que passaram despercebidos como Mark Ruffalo em “Amor Polar” (2014), algo assim pode estar prestes a acontecer.
Por sua vez, Melhor Atriz parece uma categoria muito mais promissora com nomes como Emma Stone (“Pobres Criaturas”), Margot Robbie (“Barbie”), Fantasia Barrino (“A Cor Púrpura”), Natalie Portman (“May December – Segredos de um Escândalo”), e Jennifer Lawrence (“Tudo na Boa!“) na frente.
A última vaga parece ser a grande questão, irão os Golden Globes optar por uma atriz mais conhecida como Julia Louis-Dreyfus (“You Hurt My Feelings”) ou alguém em ascensão como Abby Ryder Forston (“Are You There God? It’s Me, Margaret.”) ou Halle Bailey (“A Pequena Sereia”)?
No lado do drama, “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Maestro” parecem apostas seguras, com “Anatomia de uma Queda” logo a seguir. A dúvida com o filme francês é mesmo pelo seu caráter europeu, já que os Golden Globes mostram muita resistência em nomear filmes não falados em inglês.
Com a maioria dos nomes fortes para os Óscares a competir na outra categoria, este é o lugar onde os Golden Globes podem surpreender e trazer para a corrida nomes que não estão a ser muito considerados como “Origin”, “The Iron Claw”, “Saltburn” ou, até mesmo “Napoleão”.
O mesmo caso se aplica na categoria de ator, já que depois de Cillian Murphy (“Oppenheimer”), Bradley Cooper (“Maestro”), Leonardo DiCaprio (“Assassinos da Lua das Flores”) e Colman Domingo (“Rustin”), há espaço para nomear dois nomes que não alcançaram tanto buzz. Nomes como Zac Efron (“The Iron Claw”), Andrew Scott (“All of Us Strangers”), Joaquin Phoenix (“Napoleão”) ou Barry Keoghan (“Saltburn”) são boas opções para estas vagas.
Do lado das mulheres, a corrida está muito renhida com vários nomes à disputa por uma das seis vagas, é aqui que vamos ver a força de Cailee Spaeny (“Priscilla”), Greta Lee (“Past Lives”), Annette Bening (“Nyad”) ou Aunjanue Ellis-Taylor (“Origin”), nomes que não parecem estar tão seguros quanto Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”).
Nas categorias secundárias, mais lugares dá aso a mais dúvidas, pois as hipóteses são vastas e não há limites para onde os Golden Globes são capazes de ir. É aqui que poderemos perceber se alguém como Sterling K. Brown (“American Fiction”) ou America Ferrera (“Barbie”) têm apoio suficiente para se materializar num percursor televisionado e firmar o seu nome na corrida aos Óscares.
Em Filme Internacional, os Globos tendem a ficar-se pelos títulos mais famosos da temporada e não se regem pelos critérios do Óscar, portanto é possível que “Anatomia de uma Queda” e “O Sabor da Vida”, dois candidatos franceses, consigam ambos a nomeação.
Em Animação, os Golden Globes tendem a optar pelo mais popular, mas nos últimos dois anos, temos visto o surgimento de um candidato inusitado como “My Sunny Maad” (2021) ou “Inu-Oh” (2022). Pode ser aqui que “Suzume”, um grande sucesso de bilheteira que tem tido um trabalho intenso de campanha, encontre um lugar para brilhar.
No que diz respeito aos realizadores, os Golden Globes seguem os nomes da temporada com uma ou outra exceção. Com seis vagas, é possível que apareça alguém que não tenha sido cotado até agora, principalmente se for um artista famoso. Nomeados anteriores como Bradley Cooper (“Maestro”), Todd Haynes (“May December – Segredos de um Escândalo”), Ridley Scott (“Napoleão”) ou Emerald Fennell (“Saltburn”) podem encontrar aqui um lugar.
Ao contrário dos Óscares, os Golden Globes não separam as categorias de Argumento, portanto costuma ser um bom indicador para entender que filmes realmente estão mais fortes na temporada. Vai ser crucial perceber se “American Fiction” ou “Anatomia de uma Queda” conseguem furar esta disputada corrida.
Uma categoria onde os Golden Globes até costumam surpreender com escolhas inspiradas e fora do eixo é a de Banda Sonora. Este ano, “Oppenheimer” é o grande favorito, mas pode ser aqui que filmes internacionais como “Sociedade da Neve” ou “The Zone of Interest” comecem a ganhar espaço.
Na categoria de Canção Original, a grande questão é: Quantas músicas de “Barbie” conseguirão aparecer nos nomeados? No mínimo, ninguém tira as nomeações a “What Was I Made For?” e “I’m Just Ken”. Mas Dua Lipa pode muito bem conseguir dançar até uma nomeação.
Para além destas categorias citadas, os Golden Globes introduziram duas novas: Golden Globe for Cinematic and Box Office Achievement e Melhor Performance de Stand-Up. Devido à falta de clareza nos critérios de elegibilidade e na abordagem, não serão listadas previsões para elas, de momento.
AS PREVISÕES PARA OS GOLDEN GLOBES CINEMA 2024
MELHOR FILME DE COMÉDIA/MUSICAL
- “Barbie”
- “Pobres Criaturas”
- “Os Excluídos”
- “American Fiction”
- “A Cor Púrpura”
- “May December: Segredos de um Escândalo”
MELHOR ATOR DE COMÉDIA/MUSICAL
- Paul Giamatti, “Os Excluídos”
- Jeffrey Wright, “American Fiction
- Timothee Chalamet, “Wonka”
- Matt Damon, “Air”
- Michael Fassbender, “O Próximo a Marcar Ganha”
- Andrew Barth Feldman, “Tudo na Boa!”
Alt: Nicolas Cage, “Dream Scenario” / Gael Garcia Bernal, “Cassandro”
MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA/MUSICAL
- Emma Stone, “Pobres Criaturas”
- Margot Robbie, “Barbie”
- Fantasia Barrino, “A Cor Púrpura”
- Natalie Portman, “May December: Segredos de um Escândalo”
- Jennifer Lawrence, “Tudo na Boa!”
- Abby Ryder Fortson, “Are You There God? It’s Me, Margaret.”
Alt: Eve Hewson, “Flora and Son” / Ayo Edebiri, “Bottoms”
MELHOR FILME DE DRAMA
- “Oppenheimer”
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Maestro”
- “Anatomia de uma Queda”
- “Origin”
- “The Iron Claw”
Alt: “Past Lives” / “Saltburn”
MELHOR ATOR DE DRAMA
- Cillian Murphy, “Oppenheimer”
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Leonardo DiCaprio, “Assassinos da Lua das Flores”
- Colman Domingo, “Rustin”
- Andrew Scott, “All of Us Strangers”
- Zac Efron, “The Iron Claw”
Alt: Joaquin Phoenix, “Napoleão” / Barry Keoghan, “Saltburn”
MELHOR ATRIZ DE DRAMA
- Lily Gladstone, “Assassinos da Lua das Flores”
- Carey Mulligan, “Maestro”
- Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda”
- Cailee Spaeny, “Priscilla”
- Aunjanue Ellis-Taylor, “Origin”
- Greta Lee, “Past Lives”
Alt: Annette Bening, “Nyad” / Jessica Chastain, “Memory”
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
- Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
- Ryan Gosling, “Barbie”
- Charles Melton, “May December”
- Mark Ruffalo, “Pobres Criaturas”
- Willem Dafoe, “Pobres Criaturas”
- Sterling K. Brown, “American Fiction”
Alt: Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores” / Dominic Sessa – “Os Excluídos”
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
- Danielle Brooks, “A Cor Púrpura”
- Da’Vine Joy Randolph, “Os Excluídos”
- Emily Blunt, “Oppenheimer”
- Jodie Foster, “Nyad”
- Penélope Cruz, “Ferrari”
- America Ferrera, “Barbie”
Alt: Taraji P. Henson, “A Cor Púrpura” / Julianne Moore, “May December: Segredos de um Escândalo”
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- “Anatomia de uma Queda” (França)
- “The Zone of Interest” (Reino Unido”)
- “Bastarden” (Dinamarca)
- “Perfect Days” (Japão)
- “Sociedade da Neve” (Espanha)
- “Tótem” (México)
Alt: “The Teacher’s Lounge” (Alemanha) / “O Sabor da Vida” (França)
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
- “O Rapaz e a Garça”
- “Elemental”
- “Super Mario Bros. O Filme”
- “Trolls 3 – Todos Juntos!”
- “Suzume”
Alt: “The First Slam Dunk” / “Nimona”
MELHOR REALIZADOR
- Christopher Nolan, “Oppenheimer”
- Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”
- Greta Gerwig, “Barbie”
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Justine Triet, “Anatomia de uma Queda”
- Todd Haynes, “May December: Segredos de um Escândalo”
Alt: Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas” / Alexander Payne, “Os Excluídos”
MELHOR ARGUMENTO
- “Barbie” (Greta Gerwig & Noah Baumbach)
- “Assassinos da Lua das Flores” (Eric Roth & Martin Scorsese)
- “Oppenheimer” (Christopher Nolan)
- “Os Excluídos” (David Hemingson)
- “Anatomia de uma Queda” (Justine Triet & Arthur Harari)
- “May December: Segredos de um Escândalo” (Samy Burch)
Alt: “Pobres Criaturas” (Tony McNamara) / “American Fiction” (Cord Jefferson)
MELHOR BANDA SONORA
- “Oppenheimer” (Ludwig Göransson)
- “Assassinos da Lua das Flores” (Robbie Robertson)
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Daniel Pemberton)
- “Sociedade da Neve” (Michael Giacchino)
- “O Rapaz e a Garça” (Jô Hisaishi)
- “The Zone of Interest” (Mica Levi)
Alt: “Barbie” (Mark Ronson & Andrew Wyatt) / “A Cor Púrpura” (Kris Bowers)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
- “What Was I Made For?” (“Barbie”)
- “I’m Just Ken” (“Barbie”)
- “Keep It Movin’” (“A Cor Púrpura”)
- “Road to Freedom” (“Rustin”)
- “Can’t Catch Me Now” (“The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes“)
- “Better Place” (“Trolls 3 – Todos Juntos!”)
Alt: “Dance The Night” (“Barbie”) / “A World of Our Own” (“Wonka”)
Quais são as tuas previsões para os nomeados aos Golden Globes de cinema no dia 11 de dezembro?